domingo, 17 de março de 2013

Eficiência produtiva na redução de custos de produtos sustentáveis


Estive no supermercado fazendo compras e precisei comprar sacolas para guardar lixo e pensei em comprar aquelas biodegradáveis para ajudar a preservar o meio ambiente e a sustentabilidade, no entanto, me assustei com o preço do produto... Enquanto 30 sacolas daquelas pretas comuns custariam R$6,00, as biodegradáveis custavam R$20,00!! Neste momento eu pensei como é difícil ajudar o meio ambiente com preços bem mais caros e muitas vezes com qualidade bem inferior...

Depois comecei a pensar nas questões que encarecem os produtos... Claro que tem custos variáveis que são difíceis de gerenciar e torná-los menos onerosos, mas, por outro lado, as empresas podem investir em práticas gerenciais ambientais no sentido de reduzir os demais gastos de produção que podem ser gerenciados.

Empresas podem utilizar do ganho em escala de produção e a análise do ciclo de vida dos produtos para identificar os gargalos no projeto, desenvolvimento, produção e descarte final da mercadoria. A identificação de gargalos possibilita buscar e implementar soluções que os transformem em processos mais eficientes.

A eficiência significa alcançar as metas programadas utilizando o mínimo de recursos possíveis sem perder a qualidade do produto/serviço. Tais recursos se destacam principalmente pela matéria-prima, na qual é o custo mais relevante da produção e a redução dos desperdícios deixa o processo mais eficiente e ambientalmente amigável. Destaca-se ainda que somente a eficiência do processo é que possibilita a redução de custos e consequentemente, fornece produtos mais competitivos e menos abusivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!