sábado, 1 de dezembro de 2012

Idéias Sustentáveis 4: Árvores de Natal com rolos de papel higiênico

Para comemorar a chegada do mês de Dezembro, trouxe alguns enfeites natalinos elaborados com rolos de papel higiênico. Para garantir a sustentabilidade, sugerimos que sejam reutilizados nos próximos anos no Natal ou em outras datas comemorativas, ou que tenha a destinação final adequada para os materiais. Optou-se por mostrar alguns enfeites natalinos já prontos e o passo a passo de uma pequenina árvore de Natal, tal como seguem. Essas duas primeiras árvores de Natal utilizam rolos de papel higiênico à mostra, no entanto, os rolos foram pintados ou revestidos com papel ou tecido.


A árvore seguinte mostra os enfeites no formato de flores feitos com os rolos de papel higiênico. Na foto à direita, mostra os detalhes. Para dar corpo à árvore, utiliza-se papel TNT na cor verde e outros enfeites tradicionais de Natal.


Guirlanda natalina a seguir foi feita com rolos de papel higiênico pintados de verde e cortados em pedaços tal como pétalas. A seguir foram montados como flores e colocados detalhes vermelhos para dar o toque final.


A seguir, mostra-se o passo a passo de uma árvore de Natal como a estrutura interna feira com rolos de papel higiênico. O pessoal que comenta no blog sempre pede pra mostrar o passo a passo e desta vez, deu pra registrar tudo. Inicialmente, será necessário separar pelo menos 20 rolos de papel higiênico, um metro de papel TNT verde, tesoura, grampeador, cola superbonder ou durex de dupla face e enfeites tradicionais de Natal para enfeitar a árvore. Esta árvore é pequenina, portanto, para quem deseja fazer uma maior, vai precisar de mais rolos de papel higiênico. O primeiro passo é formar as quatro estruturas, sendo a primeira formada por 10 rolos, a segunda por 6 rolos, a terceira com 3 e a quarta com apenas 1 rolo de papel higiênico. Para forma a estrutura é necessário colocar os rolos no formato de círculos e colá-los uns aos outros para que fiquem firmes. Sugere-se fazer o formato com o auxílio de clips e depois grampear os espaços entre os rolos para deixá-los colados, tal como apresentado nas figuras abaixo:



Depois que cada estrutura estiver preparada, esta deverá ser revestida com papel TNT verde. Para isso, utiliza-se também o grampeador para fixar o papel na estrutura. Não precisa de preocupar em deixar perfeito, pois as imperfeições serão disfarçadas com os demais enfeites natalinos. Veja o uso do grampo na fixação do papel TNT e a estrutura da árvore montada abaixo:



Para começar a enfeitar a árvore utiliza-se para cada nível uma volta de frufru (não sei o nome, veja a foto). Isso vai ajudar a disfarçar as imperfeições do papel TNT. Depois de fazer isso em cada nível, vai obter um resultado parecido com este:

















E depois de colocados todos os demais enfeites natalinos, você terá um resultado parecido com este abaixo. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de depois reutilizar o material e dar a destinação final adequada. Boas festas e seja sustentável!


Para  mais ideias, clique neste link.