sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ideias Sustentáveis 2: as garrafas pet

Devido ao grande número de acessos ao post relacionado com ideias sustentáveis (realmente aplicáveis e aplicadas?), resolvi fazer mais um post sobre o tema, desta vez, tratando somente sobre as garrafas pet. Para quem não sabe, o termo "pet" origina-se do politereftalato de etileno, que é formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Aula de química à parte, é um composto utilizado na fabricação de embalagens para bebidas, ou seja, aquelas garrafas de água, suco e refrigerante que todos conhecemos. Bem, o problema da garrafa pet é que ela demora cerca de 400 anos para se degradar no meio ambiente. Embora possam ser recicladas, esta reciclagem não acompanhou a produção das garrafas, gerando um problema ambiental na medida em que surgem poluindo matas, rios e córregos.


Buscando trazer soluções que minimizem o problema das garrafas pet, resolvi trazer ideias ecológicas para se usar esse resíduo. Além de ajudar o meio ambiente, podem também gerar empregos e quem sabe, um consumo mais responsável pelas pessoas, ou seja, o chamado consumo "verde". Veja algumas ideias bem interessantes que podem até ser realizadas na própria residência:

1. Quem nunca teve dificuldade para desatar nós de sacolas? Essa é uma ideia super simples e prática e você pode fazer em dois segundos. É cortar a garrafa perto da tampa! Quando for fechar a sacola, é só  colocar no saquinho e fechar com a tampa da garrafa.

2. Um porta-lápis ou canetas. Tem gente que vive ganhando canetas de eventos ou de propaganda de empresas e quando menos percebe, já tem um montão de canetas. Uma solução bem simples é cortar a garrafa pet mais ou menos na altura de 10 cm e está pronto o porta-canetas. Se preferir, pode colocar um acabamento como visto na foto:

3. Olha que fofa essa ideia. Quem tem animal em casa sabe como é difícil sair de casa e deixar comida pro bichinho não passar fome e nem comer de forma exagerada. A foto ilustra uma opção igualmente simples e bem comedida para não disponibilizar ração em excesso para o lindo felino:

4. Essa ninguém pensou antes como seria prático. Uma lixeira feita com garrafas pet. É só usar durex ou outro tipo de material que possa juntar as garrafas no molde desejado, que pode ser conforme a foto a seguir:

5. Uma ideia já bem conhecida, porém não menos importante. O uso do fundo das garrafas pet para fazer hortas caseiras. Além de bonito, fica bem organizado:

6. Um porta treco. Para fazer esse lindo objeto é necessário cortar o fundo de duas garrafas (refrigerante - 2 litros) e costurar com a máquina um zíper entre os dois pedaços. Agora posso pegar todos aqueles mini objetos que ficam soltos pela casa e guardar no porta treco.

7. Esse aí é mais complicado de fazer. Mas imagina só fazer uma vassoura só com garrafas pet? Nos faz pensar que a imaginação é infinita. Parece que dá um trabalho, mas também pode gerar trabalho!

8. Por fim, um outro exemplo de criatividade, praticidade e beleza. Uma bolsa feminina feita com o mesmo material das demais ideias. Ficou bem bacana né? Também necessário maior habilidade e tempo para produzir, mas pode gerar uma boa renda pra quem souber fazer né?

9. Até um sofá pode ser feito com garrafas pet. O princípio deve ser o mesmo da lixeira. É só juntar tudo e usar alguma coisa que grude as garrafas na posição desejada. Agora é só colocar umas almofadas e relaxar!


Bem, as ideias são realmente interessantes, mas aproveito para deixar três conselhos: evitem consumir refrigerantes em garrafas pet quando há a possibilidade de comprar garrafas de vidro, pois estas são bem mais recicláveis e por serem retornáveis, reduzem o custo do produto adquirido. O segundo conselho é não comprar mais refrigerantes, sucos e águas só para produzir essas ideias, pois acabaria com todo o sentido da mensagem... Por fim, façam a coleta seletiva! Ou seja, separem o lixo conforme a composição do material. Garrafas pet no lixo de plásticos!! Espero que tenham gostado!!

5 comentários:

  1. Muito enterresante as escultura gostei de todas muito boua e a do sofa mesmo muito interresante muito criativo muito show de bola quero ver mas criatividades de vcs ae rsrs

    ResponderExcluir
  2. Interessante a proposta de lixeira , porém nao tá clara a montagem. Ficaria imensamente satisfeita se fosse disponibilizado o passo a passo, mesmo que por escrito, vale tudo pra se chegar a essa ´proposta inclusive oportuna pra o que pretendo. Parabéns. MARines

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo posts, adorei a idéia da lixeira, se puder disponibilizar o passo a passo da mesma fico grata...e mail...maricymc@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. muiito legal mais eu queria saber como fazer a lixeira que eu vi acima

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a vassoura... Varrer, nós temos que varrer a vida inteira mesmo...e economiza dinheiro pro sorvete...rsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!