sábado, 19 de maio de 2012

Ideias Sustentáveis: realmente aplicáveis e aplicadas?


A sustentabilidade ambiental é um conceito muito discutido e compartilhado nos dias atuais, no entanto, às vezes parece que não passa de opiniões e teorias... Será que essas pessoas que tanto pregam essa corrente também são as mesmas que aplicam na prática? Hoje em dia é muito relacionada com a questão da reutilização de copinhos, a substituição das sacolas plásticas pelas biodegradáveis e o uso de materiais recicláveis, mas será que todas aquelas pessoas que defendem tais práticas também as aplicam?

Existe a variável financeira que pode muitas vezes influenciar essa prática, ou seja, ser sustentável pode acarretar um ônus extra para aquelas pessoas mais conscientes das ameaças ao meio ambiente. Por exemplo, produtos mais sustentáveis podem ser mais caros, reciclagem é um processo também oneroso e até para usar sacolas biodegradáveis esse valor é repassado ao consumidor final, o que não ocorria com as sacolas comuns. Ao final de todos esses custos e processos, essa diferença pode ser significativa para algumas pessoas, o que pode acabar comprometendo todo o sentido da sustentabilidade se não puderem ser aplicadas as práticas.

Por outro lado, são realizados diversos concursos com o intuito de incentivar o desenvolvimento de novas ideias sustentáveis e multiplicá-las, sejam aquelas mais complexas ou até aquelas mais simples, que podem ser praticadas na própria residência. Buscando evidenciar ideias curiosas e outras facilmente aplicáveis, foram relacionadas algumas práticas sustentáveis:

1. Hotel oferece de graça refeições para quem estiver disposto a gerar eletricidade:
O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca , oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários, os quais deverão produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade em aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros.

2. A água desperdiçada na pia é utilizada para regar plantas
Uma ideia simples que reaproveita a água desperdiçada  para regar as plantas, além de deixar o ambiente bem mais agradável

3. Uso de garrafas pet como vasos ecológicos

 4. Reabastecimento de carros elétricos em Portugal 
Será criada uma rede de reabastecimento com 1,3 mil estações de carregamento normais, distribuídas em shoppings centers, estacionamentos, postos de combustível e hotéis, além de outras 50 estações de carregamento rápido.

5. Telhas ecológicas
As telhas ecológicas  são excelentes isolantes térmicas e são formadas a partir de uma massa composta por fibras de plantas, contendo uma substância mineral natural denominada betume asfáltico. Cada telha é composta por cerca de 1,6 kg de papelão e é um ótimo abafador sonoro, além de muito flexível e de grande leveza.

Considerando as ideias sustentáveis citadas, questiona-se a real aplicabilidade destas práticas. Algumas aparentam muito distantes e outras desnecessárias para algumas pessoas. No entanto, o ideal é que essas pessoas mudem seus hábitos de consumo, passando a usufruir somente as mercadorias realmente necessárias para o dia-a-dia, reduzindo a geração de lixo e passando a realizar a coleta seletiva para a reciclagem de materiais desperdiçados. Por outro lado, as ideias sustentáveis necessitam ser divulgadas e utilizadas entre as pessoas, uma vez que se conhece tais produtos ou serviços, mas não se sabe como adquiri-los. Nesse sentido, retoma-se o posicionamento que questiona sobre a real aplicabilidade desses produtos e serviços e a real necessidade de utilizá-los.

2 comentários:

  1. Gostei muito da idéia das pets para vasos. Vou aplicar essa semana na minha horta/jardim.
    E passei a seguir o blog! Bom trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!